NASCE A KAMAE DO JIU JITSU ACADEMY
- Kamae Do Jiu Jitsu Academy
- 22 de jul.
- 2 min de leitura
A capacidade de levantar-se após situações que lhe levaram a cair é um verdadeiro ato de coragem. Para qualquer praticante da "Arte Suave" erguer-se após uma queda é algo básico do esporte, afinal o cair não significa o fim.
É preciso muita sabedoria, dessas que só o árduo trabalho no aperfeiçoamento pessoal pode conceder, para vencermos a dor da queda e recusarmos ficar no chão. Foram experiências como estas que grandes heróis e personalidades da história saborearam antes de dar passos convictos em busca de seus sonhos e ideais. Ninguém que cai e se levanta volta a ser a mesma pessoa.
Deve-se entender que a queda muitas vezes será necessária, para suprimir o ego ou para nos recolocar no caminho correto. Ela será capaz de extrair o melhor daqueles que desejam retornar ao equilíbrio e retomar a jornada.
Com esta simples crônica, anunciamos que ESTAMOS DE VOLTA. Agora, mais experientes e conscientes de nossa missão, e com a devida legalização que nos confere a responsabilidade de honrar o legado e a história que nos precede. Surgimos (ou ressurgimos) como KAMAE DO JIU JITSU ACADEMY. Um nome que transmite uma identidade marcial séria e tradicional, com um toque da cultura japonesa autêntica.
A palavra Kamae (構え) – significa “postura”, “guarda” ou “posição de combate” em japonês. É um termo técnico comum em várias artes marciais japonesas e remete à preparação mental e física diante do adversário ou das situações cotidianas de desafio. Já o Dō (道) – significa “caminho” e representa o aspecto filosófico e de evolução pessoal alinhado com os valores das artes marciais. A nova nomenclatura traz clareza sobre o foco da academia, e a combinação com os termos japoneses dá um equilíbrio entre tradição oriental e reconhecimento ocidental.
Kamae Do sugere prontidão, disciplina e presença. Qualidades fundamentais no Jiu-Jítsu que traz ao centro da metodologia a importância do equilíbrio entre a postura como praticante e como cidadão em uma sociedade tão carente destes valores e princípios.
Queremos promover uma evolução na forma que pensamos, fazemos e ensinamos o Jiu-Jítsu. E no decorrer desta nova história temos a convicção que fortalecidos pelas experiências ao longo destas duas décadas conseguiremos ampliar o impacto que esta arte marcial pode causar em nossos alunos e companheiros de treino.
Iniciamos com a filiação e regulamentação da CBJJ. Um marco para nosso trabalho que nos permitirá percorrer a jornada com diretrizes e orientações dos órgãos competentes do esporte. Além de oferecer um suporte aos atletas que desejarem enveredar pela vertente competitiva do Jiu-Jítsu.
Muitas novidades e muitos resgates acontecerão para que voltemos a ser uma equipe de grandes feitos e realizações.
Venha conosco e embarque nesta jornada.




Uma história que renderia um livro. Altos e baixos, começos e recomeços. E um estilo que fica marcado por onde passa.