top of page

NOSSA HISTÓRIA

DO CHÃO DURO AOS PÓDIOS...

O início desta história não é tão diferente de tantas outras jornadas que conhecemos. Onde tudo parecia caminhar para o fracasso, mas acabou tomando outro rumo. E neste caso, esta trajetória mudou a vida de muitos jovens, crianças e adultos que de alguma forma foram impactados pela história da Equipe Poderosos Dragões.

Em uma pequena cidade do seridó potiguar, chamada Equador, um pequeno grupo de jovens praticantes de artes marciais decidiram montar uma equipe de lutas para dar continuidade aos treinos que receberam do Sifu Robeilson Sabino, que havia se afastado um tempo por questões de saúde. Coube ao jovem Elenilson Balduino, que era então o aluno mais avançado nas aulas de Muay Thai, Hígio Apé e Kung Fu, conduzir os treinos.

E assim iniciaram em 06 de fevereiro de 2004, no Salão Paroquial Alvira Vilar (doado pelo pároco Pe. Jaime Francisco), os primeiros treinos. Na época, a equipe não dispunha de tatame, nem de kimonos ou luvas de proteção. Os treinos eram feitos diariamente no chão duro, em um formato similar ao MMA (vale tudo).

Aos poucos, Elenilson que tinha um forte espírito de procura, começou a estudar e introduzir de forma autodidata os conceitos e golpes do Jiu-Jítsu nos treinos. Esta arte marcial que ele conheceu através de um vídeo em um evento de Vale Tudo, seria o verdadeiro "divisor de águas nesta história".

A partir daí, o número de praticantes cresceu e em 2007 foi realizado o primeiro torneio de lutas agarradas da cidade. Que trouxe ainda mais visibilidade para a modalidade e abriu as portas para o apoio da gestão municipal e de comerciantes.

Ainda no mesmo ano, atletas caicoenses visitaram o dojô da equipe e convidaram os atletas equadorenses para ir até Caicó para um treino de filiação. Com isso, em 21 de novembro de 2007 foi realizada a filiação com a Academia Brasa - Clube de Jiu-Jítsu, Elenilson recebeu a graduação para faixa azul e ficou responsável pela nova filial em Equador.

Agora, a equipe deixava de ter treinos com várias modalidades mescladas e passaria a ser uma academia de Jiu-Jítsu, com treinos regulares e dentro das regras da modalidade.

Em 07 de junho de 2009, três atletas da academia participaram do primeiro campeonato em nível estadual. O Campeonato Norte-Riograndense de Jiu-Jítsu aconteceu em Natal, contando com a participação dos maiores atletas do estado. Nele, todos os atletas equadorenses conseguiram chegar ao pódio, sendo: Jaimar Matias (faixa azul) vice-campeão meio pesado, Leonardo Cristino (faixa azul) 3º colocado na categoria leve, e Elenilson Balduino (faixa azul) campeão peso pesado do RN.

EXPANSÃO

Com o reconhecimento que as medalhas estaduais trouxeram, iniciamos a expansão nas cidades circunvizinhas. Em Santa Luzia-PB abrimos nossa primeira filial/extensão. Formamos a primeira turma no colégio CEDUC e logo o Jiu-Jítsu se tornou uma novidade atrativa para os jovens da cidade, levando-nos a abrir várias turmas e alugando um prédio para a academia.

O projeto prosperou por seis anos, até que por motivos particulares e divisões de pensamentos houve a disvinculação da filial que seguiu com outra bandeira e permanece até hoje levando a frente a modalidade na cidade, para o orgulho de nossa contribuição.

Nesta mesma época, iniciamos o projeto na cidade de Santana do Seridó-RN, que com o apoio da gestão municipal prosperou e ganhou grandes proporções. Juntamente com a Prefeitura Municipal idealizamos um projeto pela Secretaria de Assistência Social para levar o Jiu-Jítsu aos jovens e crianças da cidade. Com a compra de um tatame profissional, kimonos para todos os praticantes e apoio com transportes para as competições, o projeto se destacou e permanece ativo, conduzido pelo sensei Gabriel Soares, filho da terra, que iniciou no projeto ainda criança até atingir a faixa preta.

O vínculo com o time em Caicó-RN se manteve ativo mesmo com as mudanças que levaram a desfiliação com a Brasa e consequente entrada para a Hikari, onde permanecemos por cinco anos de filiação. Quando a equipe migrou para a Checkmat, a parceria foi retomada e uma filial foi aberta na cidade, ficando sob a condução do sensei Diego Assunção, que além de faixa preta de Judô também era faixa roxa de Jiu-Jítsu, graduado e companheiro do sensei Elenilson em várias competições ao longo dos anos. A equipe Kahitsu/Checkmat permanece fazendo um excelente trabalho e formando grandes campeões.

A proposta de expansão da modalidade na região e o espírito de partilha do sensei foi responsável por levar o Jiu-Jítsu à outras cidades de forma direta ou indireta por sucessão dos alunos. Como aconteceu em Parelhas-RN, onde o sensei ministrou aula no Projeto Polícia Mirim do destacamento local e em Assunção-PB pelo projeto federal Mais Educação.

Tempos depois, outro projeto social foi aberto na cidade de Junco do Seridó-PB através com o apoio do senhor Roberto Guerra (Ex-aluno do saudoso Ivan Gomes) que abriu um espaço na cidade para que seus filhos e outras crianças da cidade pudessem praticar o esporte de paixão de sua infância.

Além destas, outras cidades também receberam a presença do sensei ou de alunos diretos que expandiram o Jiu-Jítsu no Seridó, como: Juazeirinho-PB, Várzea-PB, Carnaúba dos Dantas-RN e Tenório-PB.

A nossa atuação pioneira transformou o Jiu-Jítsu de um esporte desconhecido em um fenômeno que encantou e atraiu inúmeros praticantes. Competições surgiram na região e cada vez mais atletas participavam de competições em nível estadual, nacional e até internacional.

A REDE GLOBO, A DENÚNCIA E A CICATRIZ

Em 2018, o sensei Elenilson recebeu o convite da Globo/Inter TV Cabugi para ser destaque no quadro Promessas da Cidade, no Programa Rota InterTV. Foi o auge de reconhecimento de um trabalho que perdurava por mais de duas décadas. A reportagem, contando a história da academia e a atuação do sensei na promoção do Jiu-Jítsu pode ser acompanhada em nossa galeria de imagens ou no link do Youtube no final desta matéria.

A academia vivia seu momento mais proveitoso em Equador. Com o apoio da prefeitura municipal, através da prefeita na época, Noeide Clémens, patrocínios de comerciantes e pais de alunos, estávamos cada vez mais conseguindo levar atletas para as maiores competições e voltando com resultados inimagináveis para um trabalho que começou de forma tão humilde. Chegamos a ter cinco filiais ativas, com mais de 300 atletas espalhados nestas cidades.

Realizamos duas competições internas, festivais infantis e promovemos ainda mais projetos sociais sem custo para jovens e crianças carentes. Mas, tudo isso teve um fim inesperado.

A academia e o sensei Elenilson foram denunciados ao ministério público, com a acusação de receber valores indevidos para manutenção das atividades. Este ato vil e traiçoeiro, com finalidade de denegrir a academia e por motivações político/partidárias causou o desmembramento dos projetos e a entrega do prédio sede/matriz em Equador, encerrando na cidade onde tudo surgiu todas as atividades da academia.

A equipe continuou com a filial em Santana do Seridó. Mas, com a saída do sensei de Equador as atividades na cidade foram interrompidas. Por longos quatro anos o processo apurou a veracidade das denúncias. Foram apresentados todos os registros de alunos, contribuições, certificações e as legalizações de federações e órgãos competentes demonstrando toda a legalidade e transparência das atividades. Até que em 2022 o inquérito foi encerrado inocentando o sensei e a academia de qualquer atividade ilícita e ilegal.

Mas, a cicatriz aberta que ficou em um projeto que revolucionou e transformou a vida de tantas pessoas, deixou uma lembrança amarga em atletas, familiares, apoiadores e na sociedade que repudiou esta covardia sem precedentes.

O EXÍLIO E O RECOMEÇO

O encerramento da matriz em Equador culminou com o fim da filiação com a Academia Checkmat. Para não parar de treinar os atletas remanescentes e o sensei se deslocava para Santana do Seridó (à 22 km de Equador) e se reuniam esporadicamente para treinos em garagens e espaços onde podiam montar o tatame.

Em 2023, sensei Elenilson se mudou para Guarabira-PB onde retornou a treinar na equipe Brilhante Brothers como visitante. Posteriormente, por influência e convite de amigos, começou a treinar no Ministério de Jiu-Jítsu (GFTeam), coordenado pelo Prof. Henrique Santos, onde contribuiu em competições com os atletas deste valoroso projeto social.

Uma nova mudança de cidade aconteceu em 2024. Agora em Touros-RN, o sensei treinou na Equipe Fábio Pires, coordenada pelo Prof. David Queiroz, até abrir seu próprio dojô, com um projeto de aulas particulares e aprimoramento pessoal.

Paralelo a este reinício, o sensei Diego Balduino iniciou também seu projeto em Campina Grande-PB, e atualmente coordena um projeto em expansão na cidade. Já a filial em Santana do Seridó permaneceu ativa e recentemente e, sob a tutela do sensei Gabriel Soares, vem formando novos campeões e tocando em frente o projeto que já entra para sua segunda década.

E enfim chegamos ao segundo semestre de 2025. 
Uma nova história. Após um longo exílio e peregrinações que nos trouxeram ao caminho do qual nunca deixamos de acreditar, o Jiu-Jítsu é a nossa vida!

Surge, ou ressurge, a KAMAE DO JIU JITSU ACADEMY.
Um nome forte, cheio de simbolismo e que esteve sempre presente em nossa história.

Significa "A postura de seguir o caminho". Nossa postura foi de sempre acreditar que esta arte marcial é capaz de mudar o ser humano e transformar seu destino, guiando-o para uma vida plena e cheia de realizações.

Esta é nossa história. Escrita com lágrimas, esforço, suor e muita determinação.

Somos gratos por todos que contribuíram para chegarmos até aqui.

Vamos juntos trilhar esta nova história. Que seja rica e cheia de experiências engrandecedoras.
Oss!

PARCEIROS:

FALE CONOSCO

Tel: (84) 98714-1086    email: kamaedojj@gmail.com

© 2025 by Kamae Do Jiu Jitsu Academy

bottom of page